Teorema matemático criado e provado de propósito para episódio do Futurama

Acabo de saber pelo Neatorama.com que o produtor do Futurama, David X. Cohen, pediu a um membro do staff com doutoramento em matemática, de nome Ken Keeler, para criar e provar um teorema de propósito para o décimo episódio da próxima temporada da série...


A Featured Post Title

O DN gosta dele pequeno


Em é um tipo de medida usado em tipografia. Eu não vou explicar a origem nem nada disso, porque a Wikipédia já tem essa informação disponível de uma forma bastante acessível.

É bastante comum ver esta medida usada nas stylesheets. O DN, por exemplo, usa-a no seu próprio site para definir o tamanho do texto nas diferentes áreas (parágrafos, títulos, hiperligações, etc). O problema é que parece que não souberam fazer muito bem as contas quando criaram a actual versão do website do jornal, por forma a tornar o texto legível.

Ora, se 1em é mais ou menos o mesmo que 16px, qual será o tamanho, em pixeis, para 0.7em? Uma regra de três simples permite calcular este valor: (0.7 x 16) / 1. Isto vai dar, pasmem-se, 11.2. É com parágrafos a 11.2 pixeis que eles querem que eu leia os artigos.

Eh pá, eu não quero ficar com problemas de visão. Ok, à direita dos artigos há dois botões para aumentar e diminuir o texto, e só preciso de carregar no que tem o símbolo do mais para ficar com o artigo legível. Só que isso era evitado se, por exemplo, o #blc-conteudos p tivesse um font-size de 0.8em, que é o mesmo que 12.8 pixeis e, acho eu, um tamanho mais lógico para texto que se pretende lido.

Eu não testei isto no Internet Explorer, Safari ou Opera. Usei apenas o Icecat, Chromium e Arora. O primeiro usa o Gecko e os outros dois o Webkit. Em todos eles, o texto dos artigos aparece demasiado pequeno.


4 Responses to “O DN gosta dele pequeno”


  1. Realmente... A usar o Midori (Webkit) e realmente o texto é muito pequeno, no que me toca prefiro definir sempre o CSS em pixeis.


  2. Miguel, eu também, mas apenas para os sites que têm o texto pequeno. Por isso é que uso o Firebug e o Stylish instalados no Icecat. ;)


  3. De qualquer das formas podias sempre ampliar o texto - não que seja grande magia no resultado final, mas enfim.

    Desconfio que os designers dos gajos deviam estar a usar ecrãs low resolution, e por isso é que deixaram estar aquilo assim.

    Só não percebi, "mas apenas para os sites que têm o texto pequeno", queres dizer que defines a stylesheet em pixeis para esses casos, mas no resto usas em "em"?


  4. Crio estilos personalizados para os elementos dos sites que apresentam o texto pequeno. Mas não só. Por exemplo, no Twitter, ocultei a caixa da publicidade e os trending topics.

Post a Comment