Teorema matemático criado e provado de propósito para episódio do Futurama

Acabo de saber pelo Neatorama.com que o produtor do Futurama, David X. Cohen, pediu a um membro do staff com doutoramento em matemática, de nome Ken Keeler, para criar e provar um teorema de propósito para o décimo episódio da próxima temporada da série...


A Featured Post Title

Debian e alguns dispositivos wireless


Antes de me ter mudado para Lisboa, comprei um pequeno receptor wireless da Belkin para poder ter estar ligado à internet no caso de não poder ligar-me por cabo de rede na casa onde ficasse. Nessa altura, estava a usar o Fedora 12 e o receptor funcionou out of the box.

Entretanto, voltei para Coimbra e deixei de ter necessidade de usar o receptor wireless que comprei. Só que ontem o meu router deixou de aceitar ligações por cabo e só conseguia acesso por wireless. Liguei o dispositivo ao meu computador, que de momento está a correr Debian Testing, e ele não funcionou. Achei estranho, porque pensei que os drivers para ele fossem livres, e então decidi investigar.

O driver necessário para o meu dispositivo wireless é o rt73usb, que faz parte do projecto Rt2x00. Ele, em si, é livre. Contudo, alguns dispositivos que necessitam dele também requerem a utilização de firmware não-livre.

Para poder aceder por wireless, tive que descarregar os pacotes firmware-ralink e wireless-tools dos repositórios do Debian. Depois disto, bastou ligá-lo e estava pronto a funcionar.

Há um driver livre que à partida deve funcionar, o rt73, disponibilizado pela Ralink sob a GNU General Public License (provavelmente, a versão 2 da licença). No entanto, a Wiki do Debian não recomenda a sua utilização, embora não sejam apresentados os motivos para isso.

Post a Comment