Teorema matemático criado e provado de propósito para episódio do Futurama

Acabo de saber pelo Neatorama.com que o produtor do Futurama, David X. Cohen, pediu a um membro do staff com doutoramento em matemática, de nome Ken Keeler, para criar e provar um teorema de propósito para o décimo episódio da próxima temporada da série...


A Featured Post Title

Finlândia torna acesso a banda larga em direito universal


Com certeza que, se parássemos alguns minutos para pensar sobre isso, conseguiríamos encontrar outras coisas que também deveriam ser consideradas direitos universais e que até fariam mais sentido ou teriam uma maior prioridade. Eu não vou fazer esse exercício aqui; deixo a tarefa ao vosso critério, caso queiram usar a caixa de comentários.

Este post não é para eu enumerar coisas que acho que deviam ser direitos universais. É antes para informar que a Finlândia se tornou no primeiro país do mundo a ter o acesso livre à banda larga como um direito fundamental para os seus cidadãos, com os operadores obrigados a fornecer o acesso a preços razoáveis.

Isto não termina aqui. Em 2015, o governo finlandês conta garantir a velocidade de 100mbps para todos os seus cidadãos.

Eu, como devem imaginar, fiquei com muita vontade de ir para a Finlândia. A velocidade que consigo em casa é apenas de 2mbps, o que me limita o acesso a alguns conteúdos. E não falo apenas de P2P, mas de streams, partilha de ficheiros grandes com alguém, etc.

Para além de uma velocidade que está longe de ser rápida, não há-de ser tão depressa que ela vai aumentar. Só se mudar de residência, o que pode vir a acontecer num futuro não muito distante; e mesmo nesse caso teria de ter a sorte de me mudar para uma zona com cobertura de fibra óptica, algo que não vai chegar tão depressa onde vivo de momento.

via Esquerda.net


One Response to “Finlândia torna acesso a banda larga em direito universal”


  1. E claro que ha coisas que deveriam ser considerados direitos fundamentais mas, se vires bem, eles ja sao um dado adquirido em paises de primeiro mundo (e, por essa mesma razao, sao paises de primeiro mundo).

    Se vires bem, os paises que tem problemas bastante mais graves sao aqueles onde a corrupcao lidera (ainda mais) e o povo se deixa ser aproveitado...

    Quando isso nao existe, aquilo que tu e eu consideramos como fundamental e apenas um dado adquirido.

    Assim sendo, acho que e extremamente importante este passo. A importancia da internet / redes esta mais do que provada na evolucao do ser humano.

    Hugz,
    Luis

Post a Comment