Teorema matemático criado e provado de propósito para episódio do Futurama

Acabo de saber pelo Neatorama.com que o produtor do Futurama, David X. Cohen, pediu a um membro do staff com doutoramento em matemática, de nome Ken Keeler, para criar e provar um teorema de propósito para o décimo episódio da próxima temporada da série...


A Featured Post Title

À procura de telemóvel novo


Desde 2005, mais ou menos, que uso o mesmo telemóvel, um Nokia 6630. Comprei-o quase um mês depois de ter sido lançado em Portugal e nunca mais o troquei. Adquiri outro entretanto, mas é um daqueles bastante baratos que serve mais como failsafe do que como telemóvel de uso regular - ainda por cima nem tira fotos.

Ao fim destes anos todos, só agora é que o meu telemóvel começou a falhar. De vez em quando não vibra, por vezes desliga-se sozinho ou deixa de captar rede, ou então crasha e só o posso desligar se retirar a bateria. Parece que o sacana entrou na puberdade e ficou com a mania - só faz o que quer e lhe apetece, como qualquer adolescente. Precisa de umas boas cacetadas para ver se ganha juízo.

A troca de telemóvel é algo que não poderei adiar por muito mais tempo. Queria ver se me aguentava com este até perto do final do ano, mas duvido seriamente que ele chegue lá.

Ainda não vi muitos telemóveis para potencial compra, mas já sei que quero um com Android. Se possível, com pelo menos a versão 2.1 deste sistema operativo - que, na verdade, não é mais que uma distribuição de GNU/Linux. Este - e suporte para 3G - é o único requisito obrigatório. O resto é negociável e vai depender muito do dinheiro que tiver disponível e do que estiver disposto a gastar.

No Android, apesar de me parecer a única alternativa viável de momento, há algo que me preocupa: o facto de 1/5 das aplicações disponíveis para este sistema terem a mania que são a Apple, isto é, acederem a informação privada e sensível dos utilizadores.

Para perceberem como isto é grave, uma em cada vinte aplicações pode fazer uma chamada sem necessitar da permissão ou interacção do utilizador. Isto é grave e uma atitude digna da Apple ou da Microsoft, por exemplo. E aqui o vosso blogger preferido não curte muito essas coisas. A única situação em que toleraria um comportamento desses seria se a aplicação necessitasse que eu a configurasse para fazer isso - e não o poderia fazer por omissão.

Posso sempre continuar com um Nokia. Se não me engano, eles até vão lançar um telemóvel com Android. Iphone está fora de questão, por todos os motivos e mais alguns; e telemóveis com Windows Mobile, idem aspas. Blackberry, não obrigado; o joystick daquilo é um atrofio de todo o tamanho.


20 Responses to “À procura de telemóvel novo”


  1. Jasus! 5 anos com o mesmo telemóvel! Era incapaz :-)
    Como disse no meu post, os telemóveis estão para mim, como as malas para as gajas!


  2. .


  3. Eu vi o post ;) Eu andei com ele porque não tenho grande panca por telemóveis. Desde que faça e receba chamadas, envie e receba sms e mms, aceda à internet e tire fotos, serve. Vá, e porque tive sempre despesas inesperadas que me fizeram adiar a troca.


  4. A historia do "1/5" das aplicações foi um sensacionalismo absurdo (provavelmente só para gerar polémica e ter muitos acessos); devias estar mais actualizado, e ler as críticas a essa análise que se seguiram. :)

    Quando instalas uma aplicação no Android, na instalação ele diz-te exactamente a que é que a aplicação pode aceder, e ela realmente não pode ultrapassar isso. Só aceitas se queres.

    É natural que uma app de gestão de contactos aceda ao teu phonebook, que um media player aceda ao conteúdo do teu cartão SD, ou que o Google Maps aceda ao GPS... mas, no entanto, esse tipo de coisas foi suficiente para aquela "análise" considerar essas aplicações inseguras.


  5. O tempo é pouco para me manter actualizado. Já ter lido aquele post foi uma sorte.


  6. Já de agora, tens link para essas críticas?


  7. Por exemplo, http://www.informationweek.com/news/security/vulnerabilities/showArticle.jhtml?articleID=225701214&cid=RSSfeed_IWK_News

    Mas penso que o que expliquei basta para perceberes a falha na "análise". Não sei se já viste a instalação de uma app em Android, mas ele diz exactamente a que partes do telemóvel a app pode aceder (e a app é mesmo limitada a isso pelo SO), e só aceitamos se quisermos. Em geral, são as partes necessárias para a app funcionar. Os tipos que fizeram a "análise" limitaram-se a contar de uma forma ultrasimplificada: "se acede a A conta como inseguro, se acede a B conta como inseguro", etc., mesmo que seja isso o objectivo da app!

    Ou achas que é "inseguro" uma app de gestão de contactos poder aceder à lista telefónica do telemóvel (avisando na instalação que o faz)? :)


  8. Acho curioso como tu, uma pessoa que anda sempre a twittar onde está e o que está a fazer, depois dê tanta importância a estas pseudo-questões de privacidade.


  9. samsung galaxy S (depois metes o android 2.2)
    htc desire (depois metes o android 2.2)

    ou então esperas pelo fim do ano e compras um com android 3.


  10. Anónimo #1, como faço a todos os trolls, bem vindo(a) :)

    Anónimo #2, não me importava nada de comprar antes um telemóvel com Android 3, mas duvido que o meu aguente até ao final do ano.


  11. Típico: quando não se tem argumentos, insulta-se.


  12. Como eu te compreendo, o meu 6630 também se aguentou uns 5 anitos, sempre a dar o litro, depois de muitos impasses e análises, acabei por comprar o HTC legend, o que me atraiu foi o facto de ser android 2.1, unibody (o 6630 andava sempre arrasto), memória até 32gb, gps, 3,5mm jack...a unica coisa que fica um pouco aquem é a bateria,mas não há milagres...se no 6630 conseguia aguentar a bateria 3 dias em uso normal, ou 3horas na net em 3g, não posso ficar à espera que com net HSPDA a bateria do bixo aguente 3 dias...
    O principal factor para ter comprado o telemóvel foi mesmo o preço ficou-me por 360€ livre na expansys (dei o numero de contribuinte de empresa e não paguei o IVA)
    Já agora, optei pelo legend por ser mais pequeno em relação ao desire, e parece-me ser bem mais robusto, pena que não vá ter o android 3.0


  13. O Legend não deixa instalar as roms do cyanogen?


  14. isso não sei, limito-me ao pronto a usar, para já ainda não senti necessidade de fazer root e instalar roms


  15. E um Maemo? Ou um Meego?


  16. Dehumanizer, a ideia com que fiquei, depois de ler o artigo, foi que essas aplicações eventualmente explorariam alguma falha.

    CSousa,se aparecer um telemóvel com Maemo ou Meego e que eu ache interessante, talvez.


  17. Optimus Boston!
    Apenas não sei se dará para actualizar o SO.

    Carlos


  18. O Optimus Boston vem com Android 1.6, se não me engano. E eu, ainda por cima, não sou cliente dessa operadora. ;)


  19. Bruno, Vodafone 845 com Android 2.1 por 124,90€?

    Carlos


  20. Pode ser uma opção a ter em conta se os telemóveis de que gostar mais forem caros demais para a minha carteira.

Post a Comment