Teorema matemático criado e provado de propósito para episódio do Futurama

Acabo de saber pelo Neatorama.com que o produtor do Futurama, David X. Cohen, pediu a um membro do staff com doutoramento em matemática, de nome Ken Keeler, para criar e provar um teorema de propósito para o décimo episódio da próxima temporada da série...


A Featured Post Title

Serviço na nuvem descobre passwords de redes wireless


Uns tipos criaram um serviço online chamado WPA Cracker que, com recurso a um cluster de alta-performance na nuvem, consegue decifrar a chave de uma rede wireless encriptada com WPA e WPA2. Basta enviar um dump do tráfego capturado da rede em causa e 35 dólares americanos, que eles tentam 136 milhões de passwords em 40 minutos. Se estiverem à rasca de dinheiro, por 17 dólares eles testam o mesmo número de passwords mas no dobro do tempo. Mas se o dinheiro não for problema, 55 dólares garantem-vos 284 milhões de passwords.

Não fiquem já todos alarmados, porque isso não quer dizer que vão ter os tipos da Mapinet a bater-vos à porta a pedir dinheiro por alegadas violações de direitos de autor só porque alguém descobriu a palavra-passe da vossa rede sem fios. As passwords testadas são apenas as incluídas nos dicionários, incluindo aqueles que normalmente são usados para crackar passwords.

Para além de passwords de redes wireless, estes gajos também tentam descobrir as palavras-passe de arquivos ZIP. Talvez isto queira dizer que está na altura de mudarem para um tipo de compressão com implementações livres, como LZMA ou o XZ, que é baseado no LZMA2. Neste caso não seria tanto pela segurança, porque um não tem quer ser mais ou menos seguro que o outro, mas porque a escolha sensata é utilizar software livre.

via Boing Boing

Post a Comment