Teorema matemático criado e provado de propósito para episódio do Futurama

Acabo de saber pelo Neatorama.com que o produtor do Futurama, David X. Cohen, pediu a um membro do staff com doutoramento em matemática, de nome Ken Keeler, para criar e provar um teorema de propósito para o décimo episódio da próxima temporada da série...


A Featured Post Title

Criar imagens personalizadas do Debian de forma fácil


Eu gosto bastante de utilizar Debian e acredito que o Debian GNU/Linux é um sistema que pode ser usado pelo menos pela maioria das pessoas. Tudo o que é necessário está lá: editor de texto, browser, cliente de email e instant messaging, ferramentas de produtividade, editor de imagem, leitor multimédia, ferramentas para gerir as ligações de rede, etc. É um sistema bastante completo out-of-the-box, ainda por cima com um foco muito grande na utilização de software livre.

Apesar de vir com várias ferramentas, eu necessito de algumas que não vêm na instalação padrão mas que estão disponíveis nos repositórios da distribuição. Uma delas é o k3b, a melhor aplicação que já usei para gravar CDs e DVDs.

Uma instalação Debian dura imenso tempo, mesmo que invente demais. Mas se, por exemplo, o disco onde está instalado o sistema for à vida, sou obrigado a fazer nova instalação e aí terei que instalar umas quantas aplicações depois de ter o Debian a correr. Isto faz com que o cenário ideal para mim seja ter uma imagem personalizada do sistema.

Há uns dias, li no site Linux Journal um artigo sobre uma aplicação web, semelhante ao Suse Studio, que permite a criação fácil e simples de imagens personalizadas do Debian. Estas imagens podem ser criadas para arrancar a partir de um dispositivo USB, de um CD ou DVD, da rede, etc. Para as criar, a aplicação recorre a uns scripts, disponíveis nos repositórios do Debian, que até são bastante simples de utilizar.

O meu primeiro teste, para já, consistiu na criação de uma pequena imagem apenas com o básico do Gnome (screenshot aqui). O arranque é feito por usb, o meu método preferido até ao momento.

Para criar esta imagem, bastou abrir um terminal e colocar os seguintes comandos:
lh config --architecture i386 --packages-lists gnome-core --distribution squeeze --binary-images usb-hdd --debian-installer live --language pt --bootappend-live "locale=pt_PT.UTF-8 keyb=pt" && lh build

Ainda não tive muito tempo para experimentar a imagem. A única coisa que fiz, depois de a criar, foi ver se arrancava com o KVM. De facto arranca, só não sei se o layout do teclado ficou correctamente definido para português europeu. O idioma do Gnome, reparei que não ficou, talvez por me faltar alguma coisa ou ter definido o idioma incorrectamente. Tenho que ver melhor isto, para ficar com uma imagem do Debian feita à medida das minhas necessidades.


2 Responses to “Criar imagens personalizadas do Debian de forma fácil”


  1. Em redhat a abordagem é diferente; a imagem/cd/dvd é sempre o mesmo.
    O ficheiro kickstart (anaconda.ks ou outro .ks), que define todas as configurações do sistema a instalar, é que pode estar nessa imagem, ou noutro sitio qualquer acessivel via net, personalizando a instalação de forma unattended (parcialmente/totalmente).


  2. O Debian Installer, salvo erro, não permite a personalização durante a instalação. Mas isso dá para fazer com o livre-builder, o conjunto de scripts que cria a imagem.

Post a Comment