Teorema matemático criado e provado de propósito para episódio do Futurama

Acabo de saber pelo Neatorama.com que o produtor do Futurama, David X. Cohen, pediu a um membro do staff com doutoramento em matemática, de nome Ken Keeler, para criar e provar um teorema de propósito para o décimo episódio da próxima temporada da série...


A Featured Post Title

Às cabeçadas com o Mailx


Hoje, precisei de enviar um ficheiro que tenho no meu computador de casa para um colega de trabalho. Como tenho o OpenSSH a correr nessa máquina, instalei o Mailx (apt-get install mailx) e adicionei os dados necessários ao ficheiro .mailrc, que está na minha /home. Até aqui, tudo bem e sem qualquer problema.

As coisas começaram a descarrilar quando tentei enviar o arquivo. Usei a opção -a para anexar o documento, mas o sacana nunca era enviado. Pesquisei e pesquisei, e nada. Mais tarde, acabei por descobrir que o Gmail não gosta de executáveis para Windows em arquivos Zip (é um utilitário que mantenho no disco, a pedido do meu irmão).

A solução para este primeiro percalço foi a compactação do conteúdo em Lzma. Resolveu e até me ajudou a poupar uns 300KB no tamanho do ficheiro, o que foi óptimo já que a velocidade de upload em minha casa é bastante baixa.

Apesar disto, continuava a não conseguir enviar emails. Então, decidi remover o ponto no final do comando. Usei também o -v para ver toda a informação que estava a ser passada e recebida, e funcionou perfeitamente.

Isto de ter o ponto no final estar a fazer com que o mail não fosse enviado é que não percebi. Antes disso, tinha conseguido enviar um mail sem anexo, só com texto, e tinha o tal ponto. Mas parece que o Mailx volta a mostrar a linha de comandos depois de ser executado.

Mais uma vez, a paciência fez-se valer. E fiquei com um MTA pronto a usar sempre que seja necessário.

Deixo o conteúdo do meu .mailrc, tanto para futura memória como para quem possa vir a necessitar de configurar a sua conta do Gmail com o Mailx.

set smtp-use-starttls
set smtp=smtp://smtp.gmail.com:587
set smtp-auth=login
set smtp-auth-user=user@gmail.com
set smtp-auth-password=password
set from=user@gmail.com
set ssl-verify=ignore
set nss-config-dir=~/.mozilla/firefox/perfil_do_firefox/

Post a Comment