Teorema matemático criado e provado de propósito para episódio do Futurama

Acabo de saber pelo Neatorama.com que o produtor do Futurama, David X. Cohen, pediu a um membro do staff com doutoramento em matemática, de nome Ken Keeler, para criar e provar um teorema de propósito para o décimo episódio da próxima temporada da série...


A Featured Post Title

Quetamina pode ser a nova arma no combate à depressão


Apesar de ter uma conotação negativa pelo seu consumo recreacional, a quetamina pode ser uma das curas para o tratamento da depressão. A conclusão é de um grupo de neurocientistas da Yale University School of Medicine

Um grupo de neurocientistas da Yale University School of Medicine conduziu um estudo para testar a utilização de quetamina no alívio dos sintomas de depressão. Os investigadores deram uma pequena dose da droga a alguns ratos, a fim de testar a sua acção.

Para além de ter diminuído os sintomas de depressão em poucas horas, a quetamina também regenerou ligações danificadas entre os neurónios destes pequenos roedores.

A grande responsabilidade por esta acção de alivio dos sintomas de depressão e de regeneração cabe à enzima mTOR. É ela controla a sintetização de proteínas necessárias para criar novas ligações sinápticas.

De acordo com um dos investigadores, Ronald Duman, uma única dose pode durar entre 7 a 10 dias. «É como uma droga mágica: uma dose consegue uma acção rápida que pode durar entre 7 a 10 dias», afirmou o professor de psiquiatria e farmacologia da Universidade de Yale e um dos principais autores do estudo.

Esta já não é a primeira vez que os efeitos da quetamina sobre a depressão são observados. Há uma década, investigadores do Connecticut Mental Health Center observaram que, em pequenas doses, a droga aliviava os sintomas de depressão, mesmo em 70% dos pacientes que mostravam resistência a todos os outros medicamentos para combater os sintomas depressivos.

via Boing Boing e Yale Office of Public Affairs & Communications

Post a Comment